Contexto e Motivação
A antiga Cia. Têxtil Brasil Industrial (onde hoje se encontra o campus Paracambi) foi a primeira grande indústria instalada no país, sendo seu prédio tombado pelo INEPAC. Diante desse histórico, surgiu a ideia de se preservar e de resgatar uma parcela da memória da companhia, na ótica dos trabalhadores. Também tem feito parte de nossos esforços estimular a conservação do prédio pelas autoridades constituídas que cuidam de patrimônio no Brasil.
Descrição do Projeto e seus principais objetivos
A ideia de preservar o patrimônio industrial da Cia. Têxtil Brasil Industrial surgiu em 2016, quando foram identificados alguns equipamentos originais dentro do prédio. Em 2019, criou-se um pequeno grupo de trabalho com professores do campus, a fim de elaborar estudos que pudessem embasar um projeto de preservação da memória histórica das indústrias têxteis de Paracambi.
A partir desse marco inicial, abriram-se novas perspectivas, ampliando-se o escopo do projeto para a criação de um Centro de Memória e Museu da Indústria Têxtil. A proposta foi bem recebida por parte da comunidade, do poder público local e dos órgãos oficiais de Preservação do Patrimônio Histórico. A missão básica do Centro de Memória da Indústria e do Trabalho Têxtil será promover ações educacionais e culturais referentes à preservação e à difusão do conhecimento e da memória do patrimônio industrial fabril têxtil, em seus aspectos tangíveis e intangíveis.
Aplicações, Potencialidades e Vantagens do Projeto
O projeto se encontra em execução, tendo-se obtido, inclusive, alguns recursos para sua realização, como a área para instalações do futuro Centro de Memória e Museu da Indústria Têxtil – o que permitirá o estudo sobre a história da fábrica no contexto do Brasil Império. No momento, realiza-se o levantamento da história oral dos antigos funcionários da CTBI, sendo ela também objeto de estudos acadêmicos em diversas instituições de ensino, por conta dos aspectos arquitetônicos, histórico e sociais, além de sua importância para o desenvolvimento de Paracambi. A proposta irá impactar positivamente no turismo da cidade, bem como em sua integração ao projeto do Vale do Café.
Nível de maturidade do Projeto
Em desenvolvimento.
Dentre algumas das ações já em andamento, estão:
• Criação do site www.memoriaoperariaparacambi.com.br, onde estão disponíveis fotos, vídeos e uma biblioteca virtual especializada na Memória da Indústria e do Trabalho Têxtil;
• Estruturação de um centro de documentação e conservação documental, com vistas à adequação dos procedimentos de captação, processamento, tratamento, guarda e disponibilização dos documentos a padrões arquivísticos de ponta;
• Iniciativas de registro da história oral do cotidiano operário, com a exposição e gravação de vídeos de ex-funcionários e moradores da antiga vila operária;
• Levantamento de subsídios para o futuro Museu da Indústria e do Trabalho Têxtil, com projetos de investigação em arqueologia industrial;
• Formação de parcerias para se qualificar a mão-de-obra com vistas a atender às demandas do Centro de Memória e da Secretaria de Turismo, na formação de guias de turismo e contadores de história;
• Disponibilização de mecanismos de pesquisa e consulta aos documentos que integram nosso acervo;
• Desenvolvimento de projetos e de pesquisas a partir do acervo, gerando engajamento de e de pesquisadores de outras instituições;
• Aprovação da Lei municipal 1420 de 29 de maio de 2020, que dispõe sobre o uso do imóvel da antiga fábrica Brasil Industrial para criação do Centro de Memória e Museu da Indústria Têxtil na antiga Cia Têxtil Brasil Industrial.
• Contato com o Sindicato das Indústrias têxteis do Rio de Janeiro, com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil-ABIT, e com empresas do setor, para se obter apoio institucional, além de máquinas e equipamentos;
Parcerias
Nosso principal parceiro hoje é a Prefeitura Municipal de Paracambi (Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação e Secretaria de Desenvolvimento Industrial e Econômico). Compreendemos como parceiros potenciais as seguintes organizações: Associação Brasileir das Indústrias Têxteis, Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro, Secretaria de Cultura de Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Sindicato das Indústrias Têxteis do Rio de Janeiro – FIRJAN, Cia. de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira, Museu da Indústria, Museu Têxtil Décio Mascarenhas.
Fotos do Projeto
Vídeos do Projeto
Responsável pelo Projeto: Davi Pereira Romeiro Neto (davi.neto@ifrj.edu.br)
Produções do Projeto:
- SILVA, Angelissa Tatyanne de Azevedo; NETO, Davi Pereira Romeiro. Cia. Têxtil Brasil Industrial uma proposta para a preservação do patrimônio industrial têxtil. In: I Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial, UNICAMP, 2019.
- SILVA, Angelissa Tatyanne de Azevedo; NETO, Davi Pereira Romeiro. Uma proposta para a preservação do patrimônio industrial da Cia. Têxtil Brasil Industrial em Paracambi – RJ. In: História: Sujeitos, Teorias e Temporalidades. Paraná: Atena, 2020.
- Simpósio 150 anos de História – Cia. Têxtil Brasil Industrial: Passado, Presente e futuro, de 6 a 10 de setembro de 2021, transmissão online. Organizado por Centro de Memória da Indústria Têxtil de Paracambi – COEX- IFRJ.
- ROMEIRO, Davi; ROMEIRO, Julieta. Entrevista. Inaugurada pelo imperador D. Pedro II, primeira fábrica têxtil do país, hoje reúne instituições de educação e cultura. O Globo. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/inaugurada-pelo-imperador-pedro-ii-primeira-fabrica-textil-do-pais-hoje-reune-instituicoes-de-educacao-cultura-25203720.
- The challenges of conservation of Industrial Heritage in Brazil: the case of Companhia Têxtil Brasil Industrial. In: New Lanark 2022: A living legacy – From Robert Owen to world heritage and beyond, Escócia, 2022. Divulgação de matéria no Jornal Extra e Jornal o Globo de 19 de setembro de 2021, sobre os 150 da fábrica.
Deixe seu comentário